Petróleo no estado é desenvolvimento, diz governador do Amapá

Créditos CNN


Petróleo no estado é desenvolvimento, diz governador do Amapá à CNN

Clécio Luis argumenta que a produção de petróleo na costa do Amapá pode garantir uma nova matriz econômica e manter os indicadores ambientais do estado

Da CNN


O governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), defendeu em entrevista ao Bastidores CNN a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas como uma oportunidade de desenvolvimento para o estado.


Segundo o governador, a produção de petróleo pode financiar a transição energética e diversificar a economia local.

Luís argumentou que o que foi negado pelo Ibama foi o direito de pesquisar, não de produzir.

“O que é explorar em petróleo, óleo e gás? Explorar significa pesquisar”, afirmou.

Ele destacou que os blocos de exploração estão a 540 quilômetros de distância da foz do Rio Amazonas e a 174 quilômetros do Cabo Orange, quase no fim da placa continental brasileira.


Desenvolvimento sustentável e diversificação energética

O governador enfatizou que o Amapá busca um desenvolvimento sustentável, associando a exploração de petróleo com a manutenção dos indicadores ambientais do estado, que são “os melhores do Brasil”.

Ele mencionou que o estado está realizando um estudo do potencial eólico e solar na costa, demonstrando o interesse em diversificar as fontes de energia.

“Nós queremos essa diversificação, e o petróleo significa para a gente, nessa diversificação não só energética, mas diversificação econômica, poder gerar desenvolvimento para o Amapá”, explicou Luís.

Críticas à visão “protecionista” do Ministério do Meio Ambiente

O governador criticou o que considera uma visão excessivamente protecionista do Ministério do Meio Ambiente.

“Se acostumou a colocar meio ambiente em contradição ao desenvolvimento”, afirmou.

Luís argumentou que é necessário associar meio ambiente com desenvolvimento, utilizando várias estratégias, incluindo bioeconomia, agricultura sustentável e exploração segura de petróleo.

Clécio Luís também destacou a importância de mostrar a realidade da Amazônia, incluindo os desafios sociais e econômicos enfrentados pela população local.

“Não adianta ficar falando de sustentabilidade numa realidade completamente insustentável”, disse, mencionando que 50% da população do Amapá está no Cadastro Único.

O governador concluiu defendendo uma abordagem equilibrada para o desenvolvimento da Amazônia, que considere tanto a preservação ambiental quanto as necessidades econômicas e sociais da população local.


(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Macapá: Paulo e Ivanéia apostam na mobilização de rua para chegar ao 2º turno